Certificado digital para contabilidade: como escolher o melhor?

Está em dúvida sobre qual o melhor certificado digital para contabilidade? Descubra neste artigo!

O que é certificado digital?

O certificado digital é uma assinatura eletrônica que contém todas as informações do titular. Ou seja, é uma espécie de identidade digital da pessoa física ou jurídica.

Esse documento digital atesta as operações online e garante a autenticidade dos dados, por meio de chaves criptografadas, assinadas digitalmente por uma Autoridade Certificadora.

Com o certificado digital, é possível realizar transações eletrônicas com maior segurança e com validade jurídica.

A identidade virtual contém as seguintes informações dentro dele:

  • Informações particulares da empresa;
  • Uma chave pública e privada;
  • Período de validade do certificado;
  • Assinatura das entidades que atestam a veracidade dos dados.

Para que serve o certificado digital?

Além de ser um item de identificação digital, utiliza-se o certificado digital como uma assinatura eletrônica, e possui validade jurídica.

Por meio do certificado digital, ainda é possível enviar, acompanhar e retificar a declaração do IR, além de simplificar o processo de autenticação em sites ou sistemas, realizar transações bancárias, assinar NF-e, escriturações fiscais ou contábeis. É possível utilizar o certificado digital para emitir passaportes ou a carteira de habilitação e muito mais!

certificado digital

É obrigatório ter certificado digital?

Nem todas as empresas são obrigadas a ter a certificação digital, apenas as que estão enquadradas nos regimes tributários Lucro Real e Lucro Presumido. Isto porque são os regimes em que a empresa tem obrigação de emitir NF-e.

Além disso, todas as empresas, até mesmo as Simples Nacional, que possuírem mais de cinco colaboradores devem, obrigatoriamente, ter o certificado digital. A necessidade da certificação ocorre por conta dos demonstrativos de recolhimento do FGTS e outros encargos trabalhistas.

Tipos de certificado digital

Atualmente, existem diversos tipos de certificados digitais que variam de acordo com a necessidade de quem o adquire. 

Os tipos de certificados digitais que existem são:

Certificado Digital Tipo A

O certificado digital tipo A é o modelo mais utilizado e serve como assinatura em documentos digitais, além de validar transações.

Por meio desse certificado, é possível pode ser aplicado para conferir a autenticidade de qualquer documento ou arquivo virtual e atestar a veracidade da operação realizada.

Certificado Digital Tipo S

Este modelo visa o sigilo de dados em uma transação. 

Para garantir a segurança, por meio do certificado tipo S, os dados criptografados de um documento só podem ser acessados por meio de outro certificado autorizado. Dessa maneira, evitam-se vazamentos de dados e informações confidenciais.

Muito utilizado por empresas e órgãos governamentais, o certificado tipo S garante que o documento não seja acessado por terceiros, tornando a transmissão de informações mais segura.

Certificado Digital Tipo T

Conhecido como time-stamping, ou carimbo de tempo, o certificado tipo T define o momento exato em que um documento foi emitido e assinado.

O certificado digital tipo T é mais conhecido como carimbo de tempo, uma vez que seu objetivo é atestar quando um documento digital foi emitido, tornando evidente a data e a hora que determinada informação digital passou a existir.

Os certificados mais comuns e mais utilizados são:

Certificado A1

Este modelo possui maior praticidade, pois dispensa mídia física. O certificado A1 pode ser instalado diretamente em seu dispositivo e tem validade de 1 ano. 

O principal benefício desse modelo e que o torna tão utilizado é pela possibilidade de instalação e uso em diferentes máquinas, ao mesmo tempo.

Certificado A3

Este modelo de certificado é conhecido pela sua flexibilidade e segurança, podendo ser hospedado em armazenamento na nuvem.

Para instalar o certificado A3, utiliza-se uma mídia própria, como token ou smartcard. A simplicidade permite o uso em qualquer dispositivo, no entanto não permite o uso simultâneo em diferentes máquinas. O modelo possui uma validade que varia de 1 a 3 ano

Mas não termina por aí, o certificado digital ainda pode ser categorizado de outras três maneiras:

e-CPF

O e-CPF é a versão digital do famoso CPF. Utiliza-se o documento digital como assinatura de documentos digitais e para garantir a autenticidade em transações eletrônicas.

O documento ainda serve para cumprir as obrigações acessórias, obter acesso no site da Receita Federal e criar procurações virtuais.

Este certificado tem a tecnologia do modelo A, e emite-se como A1 ou A3.

e-CNPJ

Assim como o e-CPF, o e-CNPJ garante autenticidade nas transações eletrônicas. Por meio do documento, as organizações podem fechar contratos, encaminhar documentos e declarações, além de cumprir as obrigações fiscais.

O e-CNPJ pode ser emitido utilizando os modelos A1 e A3.

NF-e

O NF-e é um certificado digital para empresas e pode ser atribuído para um colaborador, sem necessidade de compartilhar o e-CNPJ.

Utiliza-se o NF-e para assinar as notas fiscais eletrônicas, garantindo maior segurança nas operações. No entanto, não é só nas notas fiscais eletrônicas que usa o NF-e, existem outros documentos que usam a. Entre esses, estão:

  • NFA-e: nota fiscal avulsa eletrônica;
  • NFC-e: nota fiscal de consumidor eletrônica;
  • NFS-e: nota fiscal de serviço eletrônica.
certificado digital

Quando é preciso adquirir o certificado digital?

Mesmo com as informações acima, ainda é capaz que você se pergunte: “preciso adquirir um certificado digital?” Veja a seguir algumas situações em que o uso do documento pode ser a única opção!

Quando quiser diminuir a papelada

Nos dias de hoje, é muito simples diminuir a papelada. Basta uma conexão de internet e um dispositivo para armazenar as informações.

No entanto, o mundo virtual pode não ser o mais seguro. Por isso, a importância de contar com um certificado digital para proteger as suas informações.

Emissão de NF-e

Embora tenhamos falado anteriormente, é importante ressaltar que o certificado digital modelo a1 é obrigatório para emitir a NF-e e a NFC-e.

Entrega de declarações

Algumas declarações exigem a necessidade de um certificado digital. A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), é um exemplo.

O documento deve ser declarado todos os anos e deve conter dados das atividades trabalhistas e informações de funcionários. Para aqueles que possuem mais de 11 colaboradores, o certificado digital é obrigatório.

O que é a ABS Cert?

Somos uma autoridade de registro vinculada à AC Qualitycert, referência nacional em Identidade Digital. Fazemos parte do ecossistema para contadores, a ABS HUB, e nascemos com a missão de agilizar os processos de emissão e renovação dos certificados digitais de seus clientes, sem deixar de lado a segurança e a eficiência em todos os processos.

Com a ABS Cert, seu escritório pode revender certificados digitais, ampliando a gama de produtos oferecidos e, consequentemente, a lucratividade do seu negócio.

Como funciona a ABS Cert? 

Com a ABS Cert, você conta com 2 modelos de negócio:

  • Revenda: valores diferenciados para comercialização dos certificados;
  • Agente de registro: aumento do mix de produtos oferecidos e da lucratividade do escritório contábil.

Quais são os diferenciais da ABS Cert?

A ABS Cert oferece soluções personalizadas, de acordo com a sua necessidade. Alguns dos benefícios oferecidos pela a ABS Cert são:

  • Atendimento personalizado;
  • Agilidade nas emissões;
  • Suporte técnico e muita comodidade.

Além disso, a ABS Cert conta com um serviço ágil e inovador de videoconferência, sem necessidade de agendamento prévio, ampliando a nossa atuação para qualquer lugar do Brasil.

Nós também oferecemos a oportunidade do escritório parceiro ampliar o portfólio e aumentar a rentabilidade do negócio, sem precisar dobrar a sua estrutura e fazer altos investimentos. Conheça o nosso programa de Contadores Parceiros e saiba como faturar mais!

Por que a ABS Cert é a melhor certificadora para escritórios de contabilidade?

Os Contadores Parceiros possuem um canal de comunicação exclusivo, com uma equipe de consultores dedicados em realizar um atendimento rápido, com soluções ideais para suas dúvidas. Por meio dele, é possível realizar indicações, renovações e qualquer outro tipo de necessidade que você tenha. 

A ABS Cert também disponibiliza uma área de gestão para que você acompanhe as datas de vencimento dos certificados digitais dos seus clientes. No entanto, nós da ABS Cert, estaremos sempre atentos, agilizando todos os processos de renovação. Garantindo, assim, que nossos parceiros e clientes se preocupem apenas com o que realmente importa.

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